Pregação para Dificuldades Financeiras

Pregação para Dificuldades Financeiras
18 maio 2017

TEMA

O auxílio de Deus nos momentos de dificuldades financeiras

TÍTULO

Quais são as orientações de Deus para as dificuldades financeiras?

TEXTO BASE

mas aqueles que esperam [procuram] no Senhor
renovam as suas forças.
Voam alto como águias;
correm e não ficam exaustos,
andam e não se cansam.

Isaías 40:31

INTRODUÇÃO

Não é fácil ter fé nas dificuldades, e mesmo que você não veja, Deus está do seu lado! (ensinamento impactante)

Em momentos como este que estamos enfrentando em nosso país, muitos pais e mães de família ao verem os seus rendimentos caírem, os preços dos itens essenciais para o sustento da vida dispararem ou, até mesmo, ao se verem desempregados, ficam desesperados.

Muitos crentes fiéis a Deus e aos seus compromissos de devolver o dízimo, ofertar e ajudar o próximo, ante as dificuldades econômicas e das suas finanças pessoais, se perguntam: – o que estou fazendo de errado?

A Palavra de Deus tem vários ensinamentos para todos os aspectos da nossa vida e estando em dificuldades, sejam quais forem, o crente deve procurar a Deus (esperar nEle). Orientar-se na sua Palavra e deixar o Senhor operar em sua vida.

 

DESENVOLVIMENTO

Tópico 1: Conselhos da Bíblia

Planejamento

Em um momento de dificuldades financeiras, a primeira preocupação que devemos ter é em fazer um planejamento organizado e econômico dos recursos. Em Lucas 14:28, Jesus Cristo falou sobre o que é servi-Lo e sobre o preço a ser pago e disse: Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que acabar?

A passagem demonstra a importância de sabermos o valor dos nossos custos e o que podemos pagar no momento.

Evitar novas dívidas

Imagem pregraçao para problemas financeiros

É vital para quem esteja passando por dificuldades que não assuma novas dívidas. É preciso muita sobriedade para enfrentar os fatos e diligência no cumprimento do planejamento.

Quando Moisés estava no deserto e Deus enviou o Maná, foi claro aos judeus  na instrução que poderiam colher somente o suficiente para se alimentarem, sem guardar excessos, mas o povo não o escutou.

E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.
Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles.

Êxodo 16:19,20

Cuidado não confunda o que você quer com o que você precisa!

Devemos aprender a viver com o que temos hoje

 

O Senhor nos promete na Palavra que Ele não permitirá que a situação piore, se tivermos realmente fé em Deus. E independente da situação, devemos continuar buscando sempre em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça como está escrito em Mateus 6:33-34:

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:33,34

Deus garante a provisão aos crentes que buscam, primeiramente, a Ele!

Tópico 2: Atitudes que devem ser tomadas

 

Não é fácil enfrentar dificuldades financeiras e o Senhor sabe disso, mas Ele chama os seus filhos a enfrentar as tribulações da vida de forma honrada e digna. Devemos fazer isso exercendo o contentamento, pois Deus conhece as suas dificuldades e jamais vai abandoná-lo. Também devemos praticar a coragem, confiando na provisão do futuro no Senhor e a gratidão, pois devemos dar graça a todo o momento e em todas as situações.

O Senhor não quer que sintamos pena de nós mesmos ou revolta pelas dificuldades do momento. Além disso, o crente jamais deve esquecer ou se afastar de Deus: os bens materiais não devem ser uma meta indispensável na vida do evangélico. Afinal, somos dependentes, unicamente, de Deus e Ele deve ocupar o primeiro lugar em nossos corações e em nossas vidas.

Não podemos esquecer, na medida do possível, de ser solidário à dificuldade do seu irmão. Não podemos deixar que as dificuldades financeiras nos transforme em pessoas egoístas e insensíveis. Devemos lembrar que Deus apesar de sermos pecadores e falhos jamais nos abandonou!

Desta forma, não temos o direito de negarmos ajuda aos nossos irmãos!

Tópico 3 . Esperar no Senhor: perseverança/fé

 

Em Isaías 40:31 o profeta diz …

O sentido de esperar em Deus é exatamente esperar nEle, procurando a sua face, buscando estar na sua presença. E ao procurar a Deus estaremos prontos para seguir a sua perfeita vontade.

Em um momento, no qual, você enfrenta dificuldades é importante que você saiba a vontade de Deus para a sua vida. O Senhor age de formas misteriosas e cabe a cada um de nós conhecer os planos de Deus para a nossa vida.

Uma história popular ilustra bem quem nem sempre é simples entender o papel da dificuldade financeira nas nossas vidas. Nessa história, Deus manda um monge jogar a vaquinha que sustentava uma família muito pobre do penhasco. Anos depois, o Senhor mandou o monge naquele lugar novamente. Ele vê lá uma casa bonita com muitos carros. Ele vai até lá e pergunta: – “Você sabe para onde se mudaram uma família muito pobre que morava aqui?”

Mas o rapaz responde: – “Nós nunca nos mudamos!”. O monge se espanta e pergunta o que aconteceu, e então o rapaz diz: – “Nós vivíamos somente dos poucos litros de leite que a nossa vaquinha que caio do penhasco produzia. Depois que a perdemos tivemos que procurar outros meios para viver e então nós prosperamos”.  

CONCLUSÃO

 

Por mais que a situação possa estar difícil, siga os ensinamentos da Palavra, não esqueça das boas atitudes que deve manter ante às dificuldades e não esqueça que Deus jamais vai abandonar você!

Ele sabe o que é melhor para nós e se preocupa com o nosso maior patrimônio, a nossa salvação!

Não murmure, confie em Deus, busque conhecer a vontade dEle, frequente, ainda mais a Igreja, ore mais, leia mais a Palavra! Procure saber a vontade dEle!

Para estes que agem assim, o Senhor promete renovar as forças e como as águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão!

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *