Orando Sem Cessar: Falando com Deus

Orando Sem Cessar: Falando com Deus
18 maio 2017

“Orar é falar com Deus” disse certa vez um missionário. Certamente todo cristão sabe que é preciso orar. Jesus nos ensinou que a oração deve fazer parte da nossa vida. Ele não só falou como também viveu. Tomamos Jesus como exemplo, e assim como ele, buscamos momentos para estarmos com o Pai sem as distrações da vida.

 

Mas, por que devemos orar?

 

Provavelmente você já leu ou ouviu diversas respostas que falam por que devemos orar. Aqui colocamos apenas uma, crendo que seja o suficiente: Deus nos convida a orar! Não há motivos para recusar um convite do próprio Deus. Não é mesmo?

A oração é o momento em que abrimos nosso coração diante de Deus. É impossível mentir para Deus ou tentar aparentar algo que não somos. Ele conhece os cantos mais obscuros do nosso coração e o lado mais profundo da nossa alma. É na oração que expomos nossos medos, angústias, alegrias e tristezas.

Este momento de brutal sinceridade na presença de Deus é extremamente importante. Ele evita que nos tornemos orgulhosos e hipócritas como os fariseus eram. Se durante este momento, não nos quebrantamos e nos humilhamos na presença de Deus, estamos fazendo algo errado.

Para ajudar você em sua vida devocional, Godalive traz uma forma simples e fácil de lembrar que tem transformado vidas há mais de 50 anos,  abra seu coração e vamos lá.

Lembre-se da palavra C.A.S.A. , ou seja, cada letra corresponderá a uma palavra, são elas respectivamente:

Confissão, Adoração, Súplica e Agradecimento.

Este método de oração foi apresentado pelo missionário Willian Bright no final do século XX. Ele não é uma regra, funciona apenas como um guia. Como a bíblia nos diz para orar sem cessar, use-o  bastante.

 

C de Confissão

“Vejam! O braço do Senhor não está tão curto que não possa salvar, e o seu ouvido tão surdo que não possa ouvir. Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá.” Isaías 59:1,2

Se estivermos em pecado, Deus não ouvirá nossas orações. Nosso pecado nos afasta Dele, por isso todos os nossos pecados devem ser confessados em oração com arrependimento.

  • Peça ao Espírito Santo que te mostre seu pecado, caso você não se recorde de nada. Não existe algo como “não tenho o que confessar”.
  • Não seja vago dizendo coisas como “perdoa os pecados que cometi e não lembro”. Se você não sabe o que fez de errado, não tem como se arrepender de verdade.
  • Deus já sabe que você pecou. A confissão serve para moldar nosso coração de acordo com o coração Dele.

Sempre que tiver seu momento de devocional, comece confessando seus pecados.

“[Em Cristo] temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus” Efésios 1:7

 

A de Adoração

“Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos. Teus caminhos, ó Deus, são santos. Que deus é tão grande como o nosso Deus?” Salmos 77:11-13

Adorar é exaltar, prestar culto, engradecer, louvar. Damos a Deus a glória que lhe é devida.

Muitos acham que adoração tem a ver com música e talvez você já estivesse pensando em uma playlist para este momento, mas segure o play. Você não precisa de trilha sonora para adorar a Deus.

  • Proclame as Verdades sobre Deus: Ele é santo, justo, todo-poderoso, altíssimo, criador de tudo, gracioso e misericordioso, fiel em Sua palavra, etc.
  • Leia trechos da bíblia. Os Salmos são orações coletivas e muitos deles são focados na adoração a Deus.
  • Lembre-se de ocasiões em que Deus agiu na sua vida e louve a Ele com ações de graças. Por exemplo, neste tempo de dificuldades, Deus tem suprido suas necessidades, Ele é o Deus provedor.

Neste momento em que exaltamos a Deus por quem Ele é, percebemos o quão pequeno nós somos. O louvor a Deus transforma nossas vidas, porque somos impactados com a grandeza Dele.

“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:5,6

 

S de Súplica

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4:6.7

Suplicar a Deus não mudará a Vontade Dele, lembre-se que Ele é soberano! As orações com súplicas nos ajudam a manter nossos olhos em Cristo mesmo diante das dificuldades.

  • Interceda pelas necessidades de outras pessoas
  • Ore pela igreja perseguida
  •  Peça a Deus para suprir suas necessidades, tanto físicas (o que comer e o que vestir) quanto espirituais (“livra-nos da tentação”).

Lembre-se de que Ele prometeu que suprirá as nossas necessidades e cuidará de nós. Quando oramos assim, fortalecemos a nossa fé na Palavra Dele.

“Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.” Mateus 6:11

 

A de Agradecimento

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” 1 Tessalonicenses 5:18

A gratidão é uma expressão da fé. Reconhecemos que nada do que temos vem de nós mesmos. Dizer “obrigado” a Deus continuamente não nos deixa esquecer que dependemos Dele.

  • Agradeça pelas bênçãos diárias, como o alimento, a vida e o cuidado Dele, e pelas bênçãos espirituais, como o perdão que recebemos em Cristo.
  •  Agradeça pelo o que ainda virá. Exercite sua fé.
  • Agradeça também pelo o que parece ser ruim. Não esqueça que Deus está no controle de tudo e que Sua vontade é perfeita, boa e agradável.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” Romanos 8:28

 

Orai sem cessar e coloque nas mãos de Deus

Orar não é pensar alto ou “falar com os botões”. O Senhor nos convida a orar e ouve as nossas orações. Nossas orações devem ser parte de nossa rotina diária, assim como comer, beber água e tomar banho. Nosso relacionamento com Deus sofre quando não orarmos sem cessar.

 

“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” 1 João 5:14,15

 

E você tem falado com Deus ultimamente, com certeza Ele está te escutando e te abençoando, compartilhe suas experiências conosco, deixe seu comentário .

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *