Hinos da Damares: O “Sabor de Mel” é amargo
05 maio 2017
Hinos da Damares: O “Sabor de Mel” é amargo
Nem toda música é adoração, mesmo que leve o rótulo de “gospel”. Para fazer a diferença , faça as seguintes perguntas:
– Essa música fala mais sobre Deus ou sobre mim?
– A música exalta quem Deus é ou só o que Ele faz?
– Cristo está sendo exaltado?
– A letra contém verdades Bíblicas?
Não é só porque tem a palavra “Deus” na letra da música, que ela automaticamente passa a ser um louvor e deva ser cantada na Igreja. Até “Beijinho no ombro” da funkeira Valesca Popozuda menciona Deus em sua letra.
Quando nos reunimos para cultuar a Deus, o foco deve ser Ele. As músicas devem ser sobre Ele, a pregação deve ser sobre Ele… Cristo deve ser o centro da celebração. Se nós passamos mais tempo falando de nós mesmos, não estamos cultuando a Deus.
Qual é o problema com “Sabor de Mel”
Considerada o maior hit da cantora Damares, a música “Sabor de Mel” ficou muito famosa na época de seu lançamento e até hoje é tocada em muitos lugares. Um dos fatores para o seu sucesso é bem básico: a música fala sobre o desejo de vencer na vida, vingança e faz referência ao famoso ditado “quem ri por ultimo ri melhor”. Isso tudo evoca emoções muito comuns a todas as pessoas. Torna-se uma espécie de mantra que alivia e massageia o ego.
Evangelho da prosperidade
Um dos grandes problemas desta música é sua relação próxima com o Evangelho da prosperidade, que afirma que o crente deve andar em vitória constantemente e que a benção material é sinal da aprovação de Deus. Este ensino é uma heresia. Ele pega a frase seguinte dita pelo diabo na tentação de Cristo e a coloca na boca de Deus.
“Tudo te darei se prostrado me adorares” (Mt 4:9)
Antropocentrismo
Outro problema é o foco da música. Ela fala mais sobre a prova e a vitória do homem do que exalta a Deus. Cristo é retirado do centro e o EU é colocado lá. A música não louva a Deus, não declara quem Ele é. Os únicos momentos em que a música fala de Deus é pra ressaltar o que será feito na vida do crente.
Análise de trecho por trecho de “Sabor de Mel”
“O agir de Deus é lindo
Na vida de quem é fiel
No começo tem provas amargas
Mas no fim tem o sabor do mel”
A primeira coisa que precisa ser ressaltada é que Deus não nos abençoa de acordo com nossos méritos. Deus não é Papai Noel que presenteia as crianças que se comportaram bem. É impossível merecer algo de Deus. Tudo que Dele recebemos é por Sua graça.
Graça – ato divino de dar o que não foi merecido
O maior exemplo disso é a própria salvação. Não somos salvos por nossas boas obras, somos salvos pelo sacrifício de Cristo na cruz. As boas obras são resultado da ação de Deus nas nossas vidas, após a salvação.
Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2:8,9)
Segundo, a provação sempre vai existir na vida do Cristão. O próprio Cristo nos advertiu que passaríamos por aflições enquanto estivermos neste mundo (Jo 16:33).
Eu nunca vi um escolhido sem resposta
Porque em tudo Deus lhe mostra uma solução
Até nas cinzas ele clama e Deus atende
Lhe protege, lhe defende
Com as suas fortes mãos
Você é um escolhido
E a tua história não acaba aqui
Você pode estar chorando agora
Mas amanhã você irá sorrir
Estas estrofes não condizem com a passagem de Hebreus 11:13 e desconsidera a morte dos mártires (incluindo os próprios apóstolos).
Todos eles viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido;
viram-no de longe e de longe o saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra (Hb 11:13)
Mais um trecho da música:
Deus vai te levantar das cinzas e do pó
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido
Você vai ver a mão de Deus te exaltar
Quem te ver há de falar
Ele é mesmo o escolhido
Quando Deus opera maravilhas em nossas vidas, é o nome Dele que deve ser exaltado e não o nosso. As pessoas devem glorificar a Deus.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5:16)
Até nas outras nações se dizia:
‘O Senhor fez coisas grandiosas por este povo’ (Sl 126:2b)
Vão dizer que você nasceu pra vencer
Que já sabiam porque você
Tinha mesmo cara de vencedor
E que se Deus quer agir
Ninguém pode impedir
Então você verá cumprir cada palavra
Que o Senhor falou
Quem te viu passar na prova
E não te ajudou
Quando ver você na benção
Vão se arrepender
Vai estar entre a plateia
E você no palco
Vai olhar e ver
Jesus brilhando em você
Ha quem compare este trecho com os salmos imprecatórios, onde o salmista ora a Deus pedindo que seus inimigos sejam castigados. Mas, veja bem: o que o salmista pede é que a justiça de Deus seja executada e que o ímpio seja castigado pelo mal que ele fez. Não há desejo de vingança pessoal ou retaliação.
Este trecho também erra porque deixa de fora um fato muito importante: a benção não é um fim em si mesmo e nós a recebemos para que possamos abençoar outros e o nome de Deus ser glorificado. Este princípio chama-se Mordomia Cristã.
Quem sabe no teu pensamento
Você vai dizer
Meu Deus, como vale a pena
A gente ser fiel
Na verdade a minha prova
Tinha um gosto amargo
Mas minha vitória hojeT
em sabor de mel
Tem sabor de mel
Tem sabor de mel
A minha vitória hoje
Tem sabor de mel
Deus sim nos abençoa, mas Ele faz isso quando, como e se Ele quiser. Ele é soberano! Muitas pessoas oraram pela cura de entes queridos, mas não receberam o milagre. Ao longo da história, (e mesmo hoje) cristãos foram assassinados justamente porque eram fiéis a Deus. O que devemos manter em mente é que Deus jamais nos abandona e que todas as coisas cooperam para o nosso bem (Rm 8:28)
Tenha bom ânimo, Ele venceu o mundo!
Você tem algum comentário? Concorda ou discorda com o artigo acima? Queremos ouvir você! Deixe sua mensagem nos comentários abaixo.