Dicas para as Pequenas Igrejas Aumentarem sua Presença Digital
18 maio 2017
Escrevi este artigo dicas para as pequenas Igrejas aumentarem sua presença digital pois, em conversas com líderes de pequenas igrejas, eu descobri que quando falta presença digital da sua Igreja online, não é porque eles não acreditam que isso seja importante. Em vez disso, o motivo é algo com que muitos de nós nos identificamos: falta de tempo ou de recursos (pessoas).
Muitos dos pastores com quem eu falei estão tentando gerenciar sozinhos o website de suas igrejas, bem como as redes sociais, o plano de comunicações e muito mais – tudo ao mesmo tempo em que tentam se dedicar ao Ministério.
Então, quais são as dicas para encontrar o meio termo e fazer sua presença digital crescer enquanto você ainda não tem muito tempo ou os recursos de que gostaria?
Dicas para Pequenas Igrejas Aumentarem a Presença digital
1. Foque no que realmente importa.
Em vez de tentar gerenciar uma enorme quantidade de coisas de uma forma medíocre, faça uma ou duas coisas no mundo digital para a sua Igreja de maneira excelente. Se tiver de escolher apenas uma coisa, concentre-se em seu website da sua Igreja. Especialmente para uma igreja que deseja crescer, um website é uma forma fantástica de se tornar localizável on-line – que é onde muitos visitantes potenciais procuram informações antes de irem fisicamente a qualquer lugar. E não apenas isso, mas seu website é um ótimo lugar para pintar um retrato do que a sua igreja realmente é e para mostrar às pessoas as formas como elas podem se conectar – quer seja por meio de outras plataformas digitais, quer seja em eventos físicos, pequenos grupos, cultos, missões etc.
2. Faça um uso inteligente dos voluntários
Você pode se surpreender com o talento das pessoas que se sentam nos bancos da igreja a cada semana. Mesmo que a atualização do conteúdo de seu website seja uma tarefa que seria feita melhor por um membro da equipe que está antenado com o que virá no futuro para a sua igreja, um voluntário com experiência em web pode ajudar a moldar a aparência do seu site, assim como lidar com aspectos mais técnicos ou com a solução de problemas no website. Encontrar um voluntário para ajudar com as redes sociais também é possível – apenas certifique-se de fazer uma reunião de “plataformas digitais” se vários voluntários o estiverem ajudando com sua presença digital. Isso ajudará a garantir que seus canais digitais vão apresentar uma mensagem coesa.
3. Encontre uma empresa para firmar uma parceria em serviços digitais
Ao invés de ter seu website, um aplicativo para a doação on-line, um software de gerenciamento de igreja e outros serviços digitais fornecidos por diferentes empresas, tente encontrar uma empresa que ofereça todos esses serviços em um só lugar e com um suporter em que você possa contar sempre que precisar. Muitas vezes isso não só o ajudará a poupar dinheiro, mas também lhe dará acesso a produtos que trabalham juntos (e que sejam projetados para fazê-lo). Uma dessas empresas é a Godalive uma plataforma online voltada para pequenas e médias Igrejas ,na qual quanto mais você usar o serviço de doação on-line, menos você pagará pelo resto dos serviços digitais oferecidos.
Você tem outras sugestões sobre como melhor manter sua presença digital enquanto igreja pequena? Eu adoraria conhecê-las nos comentários abaixo! Obraigado pela leitura e Que Deus abençoe você a sua família e a sua Igreja.