O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor

O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor
10 maio 2017

 

É tão comum ouvirmos a expressão “O louvor liberta” dentro das Igrejas e em grupos Cristãos que já virou um cliché. Normalmente, neste momento, alguém faz menção à história de David tocando sua harpa para que o espirito mau saia da vida de Saul e ele tenha alívio (leia a história completa em 1 Sm 16: 14-23).

Precisamos entender o que realmente acontece nesta história para evitar alguns erros perigosos. Afinal, o que trouxe o alívio para Saul? A música? O instrumento? David? Todas as respostas anteriores? Não! E neste artigo vamos falar sobre o que é o louvor, seu real significado e o impacto que ele tem em nossas vidas.

 

O que é louvor?

 O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor godalive

 

Em primeiro lugar, louvor não é a mesma coisa que música. Você pode louvar com música, mas também pode louvar sem ela.

Louvar v.t.– exaltar; glorificar; dispensar elogios, enaltecer; destacar méritos; bendizer; elevar.

A definição da palavra já deixa bem claro o que é o louvor. Louvar a Deus é declarar Seus atributos como a fidelidade, misericórdia, justiça, santidade, grandeza, majestade, soberania e etc. O mais comum é fazermos isso, no culto, enquanto cantamos. (Mas podemos e devemos fazer a todo o momento e em todo lugar.)

 

O que não é louvor?

 O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor godalive

 

Já aprendemos que nem todo louvor é música. Mas toda música é louvor? A resposta é não. Infelizmente!

Sabemos que há músicas que focam na comunhão da Igreja, como a clássica “somos corpo/ assim bem ajustado/ totalmente ligado/ unido e vivendo em amor”, e você pode se perguntar: é ou não é louvor? Bom, essa música celebra a Igreja como o corpo de Cristo e a unidade da Igreja glorifica o nome de Deus. Então, desde que você seja sincero quando canta isso, você está louvando a Deus.

Só que há músicas que celebram outras coisas: nós mesmos. São músicas que falam que EU vou vencer, que EU vou conquistar, que EU vou ter de volta o que perdi. Verdadeiras mensagens para o ego que focam na minha dor e na minha vitória. Essas músicas não te fazem olhar para Deus e sim pra si mesmo. Isso não é louvor! Não é só porque tem a palavra “deus” no meio que a música é Bíblica e deve ser cantada no momento da adoração coletiva.

 

Em todo tempo louva o cristão

 O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor godalive

Já citamos um clássico, vamos nos lembrar de outro.

“Então louve simplesmente louve

Tá chorando, louve precisando, louve

Tá sofrendo, louve não importa, louve

Seu louvor invade o céu.”

 

É isso mesmo! (você leu cantando, né?) A Bíblia nos diz que todas as cooperam para o bem dos que amam a Deus (Rm 8:28). Então até as situações difíceis e tribulações são usadas por Deus para o nosso benefício, para que sejamos moldados à semelhança de Cristo.

Vamos voltar a Davi: Davi foi um homem que passou por maus bocados na vida: perseguição política, tentativa de assassinato, exílio e muito mais. Porém, Davi não deixou de louvar a Deus.

 

Salva-me, ó Deus!

Pois as águas subiram até o meu pescoço.

(…)

Senhor, no tempo oportuno.

Elevo a ti a minha oração;

Responde-me, por teu grande amor

Ó Deus

Com a Tua salvação infalível. (Sl 69:1, 13)

 

Quando passamos por momentos difíceis, precisamos louvar e firmar nossos olhos em Deus. Deus é fiel a Sua Palavra, louve a fidelidade de Deus e aguarde o momento em que Sua poderosa mão irá agir. Louvando a Deus, nós perseveramos em meio às lutas.

Enquanto nós, movidos pelo Espírito Santo, louvamos a Deus, Ele nos fortalece e completa em nós a Sua obra. Paulo nos adverte a dar graças a Deus sempre, pois essa é a vontade Dele (1 Ts 5:18) e nós fazemos isso quando louvamos a Deus. O oposto de louvar é murmurar, e isso é pecado.

 

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!

Eu venci o mundo (Jo 16:33)

 

Mas afinal, o louvor liberta?

 O louvor liberta? Saiba mais sobre o significado do louvor godalive

 

Estamos chegando ao final do artigo e, agora que já sabemos mais sobre o significado do louvor, estamos prontos para responder a pergunta.

O perigo de dizer “o louvor liberta” sem compreender corretamente a questão à luz das Escrituras é que podemos achar que há algum tipo de poder místico na música. A música, como toda forma de arte, toca a alma e meche com as nossas emoções, mas ela não tem poder de mover nosso espírito. Somente a Palavra de Deus pode atingir nosso coração como uma espada e discernir alma e espírito.

Talvez o músico seja extremamente talentoso, e você se sente super bem ouvindo sua música e até chora, mas a única coisa que a música pode prover é entretenimento.

Então teria Davi algum tipo de unção ou poder especial que move o sobrenatural? Também não. A Bíblia deixa claro que toda obra que fazemos em nome de Deus e para a glória Dele é realizada porque Ele mesmo age através de nós. O crédito nunca é nosso!

Mas temos esse tesouro em vasos de barro,

para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus,

e não de nós (2 Co 4:7)

Já que não foi a música, nem o instrumento e nem Davi, o quê ou quem libertou Saul trazendo alívio a sua alma? A resposta: Deus! O próprio Deus trouxe libertação a Saul. Não é o louvor que liberta, mas sim Deus que nos liberta quando louvamos.

Ao louvarmos, ao declarar as Verdades Bíblicas e exaltar os atributos de Deus, o Espírito Santo age em nossas vidas.

– Ele nos lembra das promessas de Deus e de Sua fidelidade

– Ele conforta nosso coração com a certeza de que seremos ouvidos em nossas orações

– Ele mantém nossos olhos fixos na Cruz

– Ele nos fortalece para perseverarmos

 

Conclusão

 

Deus age em nossas vidas, completando a boa obra que Ele começou. Quando louvamos (elogiamos, exaltamos, glorificamos) a Deus, nosso coração se aproxima do coração Dele e somos transformados.

E você, o que acha? Deixe um comentário aqui no nosso blog!

Deus Abençoe!

 

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *