Os 10 livros que todo pastor deve ter na cabeceira
10 maio 2017
Os livros que todo pastor não pode deixar de ler e manter próximos para consulta e aprendizagem
Sabemos que a Bíblia é o livro mais importante da vida de todo cristão e, principalmente do pastor, que exerce o ministério de pregação da Palavra de Deus. Entretanto, experiências e ensinamentos sobre o dia a dia do exercício do pastorado podem ser encontrados nos livros de teólogos e pastores mais experientes.
Esclarecimentos à luz da Bíblia sempre são bem vindos quando se trata do aperfeiçoamento do pastor como filho de Deus e como ministro da Palavra da verdade, e, claro, isso refletirá na pregação à igreja. Nesse intuito, enumeramos os 10 livros que todo pastor deve manter na sua cabeceira para leituras constantes.
Muitas pessoas dedicaram suas vidas à pregação da Palavra do Senhor, e com o desejo no coração em ajudar o ministério de outros pastores e inspirados pelo Espírito Santo registraram em livros as suas aprendizagens práticas e suas experiências com Deus e nas igrejas que pastoreiam. Dessa forma, citaremos os 10 livros de cabeceira que podem auxiliar o desenvolvimento dos ministérios e que precisam estar constantemente presentes nas leituras dos pastores:
1. Cuidado Pastoral em Tempos de Insegurança: Uma hermenêutica teológico-pastoral
Esta obra do Pr. Ronald Sathler-Rosa, auxilia os pastores a compreender a problemática social e religiosa da sociedade moderna.
Ajuda na compreensão do papel da igreja inserida na comunidade, no cuidado para com as famílias e com cada uma das pessoas da igreja. O livro finaliza com o estudo apontando para a direção que Cristo orientou para que a sua igreja seguisse.
2. Pregar o Evangelho
O livro de Charles Haddon Spurgeon e William Teixeira, traz à discussão as grandes responsabilidades e os compromissos que todo o pastor deve assumir de forma firme, lutando para pregar toda a verdade de Deus e contra o sentimento de orgulho. Não deixe de ler!
3. A arte de pastorear : Um ministério sem todas as respostas
O livro do experiente Pastor David Hansen, esclarece e ensina sobre diversos assuntos que fazem parte do dia a dia dos ministérios, aproximando os estudos teológicos com a prática do dia a dia das Igrejas.
4. O Pastor Pacificador – Um guia bíblico para a solução de Conflitos na Igreja
Nesta obra o Pastor Alfred Poirier fala sobre suas experiências do cotidiano em seu ministério. E com o que viveu, compartilha a sua aprendizagem aconselhando os pastores sobre as formas mais práticas de mediação e resolução de conflitos, para a necessária pacificação das ovelhas na igreja.
5. Pastoreamento Inteligente: o padrão de aconselhamento na Libertação
O livro trata da problemática do constante pastoreamento de crises, e do fato que tem se deixado de lado a pastoral da pessoa em si, que evitaria este ciclo desgastante de pastoreamento para “apagar incêndios”. Com isso, a Igreja passa a ser superficial, provocando o crescimento do número de evangélicos desviados por falta de um tratamento espiritual mais aprofundado.
6. Pastores em Perigo: ajuda para o pastor, esperança para a igreja
O livro faz parte da coleção Pastores em Perigo e Pastores ainda em perigo de Jaime Kemp, que debatem, numa linguagem de pastor para pastor, sobre os mais variados problemas do cotidiano ministerial. O livro tem o objetivo de encorajar os pastores antes os desafios do nosso tempo.
7. Comunicação que transforma
Nesta obra os pastores Andy Stanley e Lane Jones, relatam as suas experiências e ensinam o que aprenderam sobre o desenvolvimento de palestras. Os autores desafiam os pastores a inovar e, como comunicadores da Palavra de Deus, a adotar novas formas de repassar a mensagem de Deus.
Neste os autores ensinam os sete conceitos que simplificam a realização da comunicação nos cultos, palestras, cultos, etc., auxiliando ao aprimoramento da pregação do Evangelho, no que diz respeito à pessoa do Pastor.
8. Planejamento Estratégico para igrejas
Como assegurar a qualidade no crescimento de ministérios eclesiásticos: o livro de Josué Campanhã, auxilia os pastores na parte administrativa da igreja. Departamento que necessita de cuidado para que o ministério possa crescer de forma saudável e, então, possa alcançar mais almas para Jesus, pois à medida que a igreja cresce os planejamentos tornam-se indispensáveis para levar a igreja a produzir um impacto maior no Reino de Deus.
9. Lutando pela igreja: Reflexões e configurações de uma igreja relevante para o século 21
O livro dos pastores Ariovaldo Ramos e Ricardo Bitun, na verdade se origina das reflexões deles e de vários outros ministros da fé, que concordam com os seus pontos de vista. Os encontros promovidos para a realização do livro, não tem se restringido a uma discussão abstrata da igreja, mas tem produzido ação e resultados positivos na Obra de Deus! Vale a pena conferir!
10. A Igreja do futuro
Este livro com a organização dos Pastores Antonio Carlos Barro e Manfred W. Kohl, pode ajudar muito as novas gerações de ministros da fé e auxiliares, no compromisso da proclamação do Evangelho. Isto porque, analisa as novas especificidades da sociedade moderna que vem se descortinando e poderá instruir os novos pastores a abordagem mais adequada para as novas personalidades e grupos que estão se formando.
Conclusão
Os estudos e experiências dos pastores que dedicaram o seu tempo para escrever estes livros em prol da Obra de Deus, com a finalidade de ajudar outros pastores que passam por dificuldades pode ajudar muito nas dificuldades do dia a dia do ministério.
Sem dúvidas, a constante leitura e aplicação dos ensinos destes 10 livros poderão auxiliar muitos pastores. São ótimos livros para todo ministro da fé manter na sua cabeceira para meditação e estudo.
Sabemos que a sabedoria de Deus e o Espírito Santo agem nas igrejas convertendo, ensinando e fazendo milagres. Mas, os pastores não podem esquecer de dar caminhar sempre em busca de seu aprimoramento como ministro da Palavra.
Leia, faça cursos, oficinas, estude se aprimore como pastor. O seu esforço será recompensado por Deus, e você vai estar auxiliando ainda mais no crescimento da Obra de Deus!
Gostou? Curta, comente e compartilhe!