4 Maneiras de Provocar Crescimento Espiritual nas Pessoas
05 maio 2017
Você está disposto a segui-Lo e ajudar a trazer vida a outras pessoas ao seu redor?
Na Igreja Gateway, em Austin, nós concluímos uma série chamada “Encontro: Aprendendo com a Forma Como Jesus Estabeleceu Relações”. Aqui estão algumas das minhas reflexões:
Jesus causou o crescimento espiritual em outros. De alguma forma, mesmo as pessoas com a mentalidade mais fechada pareciam ficar interessadas quando estavam ao redor de Jesus.
John 3:1-15
1. Procure por aqueles que estão buscando ajuda.
Nicodemos era um líder religioso, um estudioso, um professor, parte da elite, um Fariseu. Ele integrava o grupo que tinha como maior responsabilidade assediar e perseguir Jesus, mas um dia chegou com uma pergunta para fazer a Jesus – não uma pergunta capciosa, mas realmente sincera. Quando ele se aproximou para fazer a pergunta, demonstrou abertura espiritual. Temos de olhar para aqueles que estão buscando ajuda.
2. Procure entender as pessoas com quem você interage.
À medida que você lê sobre a vida de Jesus nas Escrituras, torna-se evidente que Ele usou estilos diferentes com pessoas diferentes. Ele parecia desafiar aqueles que precisavam ser desafiados e oferecia graça àqueles que precisavam de graça.
Jesus resistiu à arrogância de Nicodemos e ao seu pensamento errado. Nicodemos fazia parte do grupo que exigia que os novos convertidos ao judaísmo fossem ritualmente purificados do lado de fora antes que pudessem se juntar a eles. Basicamente, Jesus disse: “você não sabe tanto quanto pensa que sabe, e o que você pensa que sabe não está correto. Você precisa ser limpo e lavado de dentro para fora – uma tarefa que você não pode fazer, mas eu posso”.
Jesus entendeu o que estava impedindo Nicodemos de ter uma nova vida e se dirigiu a ele diretamente a respeito desse problema. É importante notar que Jesus só usou a frase “nascer de novo” nessa única ocasião. Ele sabia que essa era a linha de conversa que funcionaria com Nicodemos. Ele tinha outras imagens, histórias, parábolas e ideias para ajudar os outros com base no local de onde eles vinham, quem eram e do que precisavam.
3. Ouça a mensagem por trás da mensagem.
Em vez de tentar convencer Nicodemos de que Ele era plenamente Deus e plenamente homem por meio de um debate, uma discussão acalorada ou mesmo um diálogo educado, Jesus fez uma declaração que pegou Nicodemos desprevenido e atingiu seu coração.
Nós não reproduzimos essa maneira de Jesus de interagir com os outros. Nós falhamos em seguir Seu exemplo e nos lançamos aos debates, às discussões acaloradas e aos diálogos educados em vez de direcionar a conversa para o coração da pessoa. Em vez de falar sobre a fonte de poder desses milagres, Jesus queria descobrir como Nicodemos responderia a tudo o que ele já tinha visto.
Para entender melhor os outros, precisamos ouvi-los. Precisamos fazer perguntas. Precisamos procurá-los com um esforço para entender o que eles realmente precisam. Jesus sabia que Nicodemos tinha uma necessidade maior do que a que ele havia expressado. Ele precisava de uma nova vida. Como resultado, Ele mudou o rumo da conversa, passando do conhecimento para a graça, da cabeça para o coração, do físico para o espiritual. Jesus direcionou a conversa para um lugar mais profundo do que Nicodemos poderia ter esperado, e certamente para onde ele precisava que a conversa acontecesse.
4. Dê aos outros um próximo passo para avançar.
Jesus enxergou alguém buscando o espiritual sob o exterior de um estudioso, professor e fariseu, então Ele tentou ainda mais. Ele apontou para sua área de resistência. “Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.” (João 3:11) Em outras palavras, eu estou lhe dizendo por experiência, você pode confiar em Deus.
Você e eu podemos não ter todas as respostas, mas se você já iniciou o seu relacionamento com Jesus e O viu mudar a sua vida, você está pronto para compartilhar isso com os outros. Ninguém pode argumentar com a nossa experiência, especialmente se vir as mudanças em nós com seus próprios olhos.
Você já reparou como nós rapidamente indicamos para as pessoas os filmes de que gostamos, como “Os Agentes do Destino”, ou os restaurantes que frequentamos, como o Terceira Base, ou ainda os cafés que amamos, como Irie Bean ou Sul Lamar? Nós não parecemos ter problema em indicar lugares para as pessoas, mas quando se trata das partes mais significativas de nossas vidas, nós ficamos em silêncio.
Independentemente de ter confiado em Jesus por anos ou estar pronto para confiar nEle pela primeira vez, será que você está disposto a segui-Lo e a ajudar a trazer vida a outras pessoas ao seu redor?
Eric Bryant
Dr. Eric Michael Bryant atua na Igreja Gateway, em Austin, como o líder das equipes Sul e Central e como integrante da equipe de professores. Eric atuou anteriormente na Mosaic, em Los Angeles, e entre seus livros estão “Not Like Me: A Field Guide for Influencing a Diverse World” e “A Fruitful Life: Becoming Who You Were Created to Be” (ainda não traduzidos para o português). Eric treina implantadores de igrejas e pastores de campus, ensina sobre Ministério Pós-Cristão e lidera um grupo em um Doutorado em Ministério em Eficácia Missionária por meio do Seminário Bethel, onde obteve seu Doutorado em Ministério de Liderança Empresarial.