Igreja Virtual x Igreja Física
05 maio 2017
Com certeza o Livro de Atos dos Apóstolos, no capítulo 2 dos versículos 42 à 47, representa de forma mais bela e mais correta pra mim a comunhão e significado da igreja física. Ver a comunhão, o compartilhar das necessidades, a oração juntos, a convivência entre irmãos, tudo isso mostra o real sentido de igreja. E com esse objetivo a igreja física consegue cumprir seu papel de desenvolver a comunidade e propagar o evangelho com mais força.
Porém, nos dias de hoje, uma nova “visão”, ou forma de divulgar a palavra de Deus, tem tomado força também, as igrejas virtuais. E não parto apenas do âmbito virtual como igreja de internet, como é o meu caso, mas principalmente pelo fato de que as próprias igrejas físicas tem criado um ambiente virtual, para transmitir seus cultos, receber ofertas e dízimos através de sites criados para divulgar seus eventos, visão, informações e até mesmo se divulgar para aparecer mais.
Dentro da minha experiência pastoral, acabei percebendo várias situações, cristãos que tem trabalhado no horário ou dia dos cultos, cristãos que abandonaram suas igrejas por problemas internos e deixaram de frequentar uma igreja mas visitam outras de amigos ou por indicação, ou acompanham as grandes igrejas pela internet, cristãos que por algum motivo seja preguiça ou doença e não podem sair de casa para o culto e acabam vendo pela internet mesmo, cristãos que se mudaram e não se adaptam às igrejas locais então ficam sem se tornarem membros efetivos de uma igreja, falta de tempo entre tantos outros motivos que fazem com que cristãos de alguma forma não queiram ir mais para a igreja física e preferem se acomodar em suas casas ou trabalho para ver um culto pela internet seja via celular ou um computador.
Dentro dessa realidade, acabei percebendo que uma igreja virtual se tornou não apenas necessária, porém importante na propagação do evangelho e até mesmo na manutenção do evangelho para esses cristãos que tem “desistido” da igreja física. Gosto do ambiente físico até porquê entendo que preciso ser edificado, transformado, e ter a oportunidade de compartilhar e transformar outras pessoas, durante toda minha criação cristã vivi em igrejas tradicionais, atuei muito nos departamentos de ação social e evangelismo, e fui acostumado a conviver com as pessoas, porém vendo diversos amigos morando fora do Brasil, não se adaptando nas igrejas locais, amigos que abandonaram de alguma forma a igreja por questões pessoais, ou por outros motivos que não permitiam que frequentassem uma igreja, entendi que eu como pastor precisava de alguma forma achar uma solução para esse problema ou não vendo como um problema mas criar uma forma de evangelizar e ajudar as pessoas de uma nova forma, de uma forma que estivesse ao alcance para essa geração, seja nova ou velha, que começou a se tornar dependente da tecnologia.
Criei uma igreja virtual onde hoje eu trato de vários brasileiros ao redor do mundo, seja dando aconselhamento pastoral, transmitindo pregações que faço exclusivamente pra eles, bate papos entre todos para que possam compartilhar suas experiências e até se ajudarem em seus problemas, mesmo à distância, consegui criar uma rede virtual onde posso dizer, que funciona como uma igreja. E o mais engraçado é que por mais informal que seja, ou frio por ser dentro de um ambiente virtual, tem dado grande resultado pois as pessoas lá fora tem acesso mais fácil à tecnologia, do próprio celular podem conversar comigo, assistir uma pregação durante a jornada pro trabalho, tirar dúvidas ou pedir uma palavra de consolo ou motivação, e eu mesmo consigo ter a disponibilidade de manter meus negócios na área secular e conseguir liderar a igreja, e falo de membros que vivem ao redor de todo o mundo com fusos horários diferentes. Tem sido diferente porém muito interessante tendo em vista que vivo dentro de um ambiente físico também com a igreja que frequento e algumas que visito para pregar, e consigo absorver muita coisa que levo pra minha igreja virtual.
Gosto do ambiente físico, acho necessário, mas estou cada dia mais empolgado com o ambiente virtual. Certo ou errado ? Não sei, mas tenho sentido paz no meu coração e tenho visto vidas serem transformadas, vidas sendo edificadas, vidas que antes estavam perdidas e desmotivadas.
E você o que acha? Como você tem visto hoje a igreja dentro da internet? Sua igreja tem se preocupado em desenvolver um meio virtual para integrar os membros da igreja? Ou até mesmo usar a internet para divulgar informações, envolver os membros em ações, se divulgar para a comunidade?
Um grande abraço e que Deus nos abençoe!
Pastor Nikolay Aksenen
O pastor Nikolay Aksenen mora em Curitiba e tem 13 anos de ministério, dos quais 7 como pastor, sempre atuando na área de missões e evangelismo. Trabalha no desenvolvimento de pessoas há mais de 17 anos e atua como pastor sênior na Brazilian Church, uma igreja virtual que tem como membros brasileiros espalhados ao redor do mundo que, por não se adaptarem às igrejas locais, fazem parte da sua Igreja.