7 melhores temas de pregação para homens
18 maio 2017
É sempre bom quando temos encontros temáticos em nossas igrejas para que possamos tratar de alguns assuntos mais específicos. Se você está planejando um evento para falar aos homens da sua igreja, aproveite a sugestão do Godalive deste artigo os 7 melhores temas de pregação para homens.
Em nossa lista, você vai encontrar sugestões que incluem diversos assuntos do dia-a-dia como: família, casamento, dinheiro, ministério, santidade entre outros, está preparado ? Então vamos lá.
1.Vivendo a paternidade como um homem de Deus
A família faz parte do plano de Deus e o papel de pai é dado ao homem pelo próprio Deus. Em sua carta aos efésios, o apóstolo Paulo ensina como pais e filhos devem se relacionar e diz aos pais que eles não devem irritar seus filhos (Ef 6:4). Mas o que é exatamente isso?
Aqui Paulo nos diz que os pais não devem tirar da criança a alegria de viver, sendo agressivos ou não demonstrando amor. Todo pai deve tomar muito cuidado no que diz respeito à forma como se relaciona com seus filhos. Castigos físicos severos ou tortura psicológica (como ameaças constantes) é pecado. Assim como não demonstrar aos pequenos que você os ama.
2.O homem cristão e o pecado da omissão
Quando Adão e Eva pecaram, a primeira reação de Adão foi fugir de sua responsabilidade e culpar outra pessoa pelo erro que ele havia cometido. Deus deu ao homem várias responsabilidades e cabe ao homem prestar contas diante de Deus a respeito delas: liderar sua família é uma delas.
Porém o que vemos se repetir quase diariamente, são homens fugindo de suas responsabilidades, abandonando seus filhos e deixando suas mulheres. O pecado da omissão impede que o homem cristão viva plenamente a vontade divina e glorifique a Deus.
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tg 4:17
3. O homem cristão e seu papel no casamento
O que a bíblia diz sobre como o marido deve tratar a esposa?
“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela (…) Da mesma forma, os maridos devem amar as suas mulheres como a seus próprios corpos. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, pois somos membros do seu corpo. “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne”. Ef 5:25-31
O casamento é uma relação criada por Deus e deve ser vivida em santidade, isso não diz respeito somente à atividade sexual. A forma como o marido trata sua esposa deve glorificar a Deus. Ele deve cuidar de sua esposa e amá-la, qualquer desrespeito ou forma de violência é pecado. O homem cristão deve entender qual é a sua parte no casamento. Ser o “cabeça” da família é ser o responsável por ela e ele deverá prestar contas diante de Deus por isso.
4.Pastoreando os filhos
Sim, você deve levar seus filhos para a escola dominical da igreja, mas a responsabilidade de guiá-los no caminho de Deus não é do professor, é sua! Davi foi um ótimo rei e bom estrategista de guerra, porém foi um péssimo pai. Isso se tornou a causa de muito sofrimento, para ele e toda a sua família.
Os pais são responsáveis por ensinar aos seus filhos toda a Palavra de Deus e mostrar aos pequenos como viver a vida cristã. Isso não é uma tarefa só da mãe. O pai também é responsável, e como “cabeça” da família, ele será cobrado por Deus.
“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.”
“Instrua a criança no caminho em que deve andar, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”
5.Praticando a mordomia cristã
Tudo o que existe no universo pertence a Deus. Inclusive nossa família, nossas vidas e nossos recursos (Sl 24:1 e Jo 41:11). Deus nos dá uma pequena parte do que é Dele para que a gente administre. Ou seja, estamos cuidando daquilo que não é nosso (Mt 25: 14-30). Somos os mordomos de Deus.
Como o homem cristão deve tratar o que tem em mãos de forma a glorificar a Deus? Isso vai além do dízimo. Apesar de ficarmos com os 90% restantes, ainda assim não é nosso para fazermos o que quisermos. Devemos usar os nossos recursos de forma honesta e sempre ajudando aqueles que precisam (Ef 4:28 e 1 Ts 4:11).
6.Servindo a Deus na terceira idade
Calebe recebeu uma promessa e precisou esperar 45 anos pelo cumprimento. Sim, ele já era um senhor de terceira idade quando conquistou o monte Hebrom (Js 14: 6-15). Aos 85 anos de idade, Calebe ainda estava pronto para a batalha.
O homem cristão pode servir a Deus em qualquer momento da sua vida. Muitos acham que já velhos demais para servir a Deus. Porém, não há limite de idade para trabalhar na obra do Reino de Cristo. Talvez você tenha dedicado seu tempo para cuidar da família e criar os filhos, mas agora eles já cresceram e você pode dar seu tempo para ajudar outros homens que estão começando na caminhada.
7.O homem cristão e a santidade
O Antigo Testamento nos conta diversas histórias de vários homens que foram escolhidos por Deus para realizar a Sua obra. Davi e Sansão são dois deles. Há outra coisa em comum entre esses dois homens: é o pecado sexual. Davi teve um caso com uma mulher casada e Sansão se casou guiado pela cobiça.
O perigo mora dentro. Tiago nos diz em sua carta que “cada um é tentado por seu próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido” (Tg 2:14). Como então o homem cristão deve se relacionar com o sexo oposto? Paulo nos dá a resposta em sua carta à igreja de Éfeso.
“Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos. Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças. Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral nem impuro nem ganancioso, que é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém os engane com palavras tolas, pois é por causa dessas coisas que a ira de Deus vem sobre os que vivem na desobediência. Portanto, não participem com eles dessas coisas. Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor.” Ef 5:3-10
Assim chegamos ao final do artigo os 7 temas de pregação para homens, caso tenha algum outro tema que acha que ficou de fora e queira sugerir deixe seu comentário abaixo, realmente queremos ouvir o que têm a dizer, saiba que seu comentário é poderoso e pode mudar a vida das pessoas.
Que Deus te abençoe.