7 Dicas poderosas para os Adolescentes Ouvirem os Sermões de Pastores Mais Velhos

7 Dicas poderosas para os Adolescentes Ouvirem os Sermões de Pastores Mais Velhos
18 maio 2017

Alguns meses atrás, uma garota de 13 anos se aproximou de mim depois da minha pregação e disse, empolgada: “Bom sermão. Eu prestei atenção a toda a sua mensagem! Não fiquei entediada em nenhum momento!”. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi: “Obrigado, Jesus! Eu testemunhei um milagre! Eu prendi a atenção fugaz de uma garota de 13 anos em um sermão de mais de 30 minutos”.

Mas depois eu pensei: “Espera um pouco… O que ela diz sobre todos os meus outros sermões?”.

Prender a curta atenção de adolescentes (e mesmo de adultos) não é fácil. Mas se você é um pastor mais velho e há adolescentes na igreja, você precisa prender a atenção deles, ou irá perdê-los.

Não estou dizendo que eu dominei essa prática, mas aqui estão algumas dicas que achei úteis para ajudar nos sermões de pastores mais velhos.

 

O que pastores mais velhos podem fazer para que os adolescentes ouçam seus sermões

7 Maneiras para Adolescentes Ouvir Sermões de Pastores Mais Velhos Godalive

 

1. Ser autênticos

A coisa mais importante a fazer em seu sermão é ser a mesma pessoa no púlpito que você é fora dele. Adolescentes têm o dom de detectar falsidade. Eles saberão se você está realmente praticando o que prega.

A melhor maneira de fazer isso é ser vulnerável sobre as deficiências em sua vida. Não finja que você tem tudo sob controle. Fale sobre as áreas em que você encontra dificuldades. Diga que não é perfeito. Conte como você está lutando em sua própria vida com o tema do seu sermão.

 

2. Ser contadores de histórias

Histórias prendem a atenção e a imaginação. Quando bem contadas, elas são uma forma poderosa de capturar a mente e o coração. Quanto melhor você se tornar na arte de contar histórias, e quanto mais histórias você contar, mais provável será que os adolescentes o ouvirão.

Isso vai além de ser autêntico. Sempre que possível, use histórias de sua própria vida. Passe uma ideia de como Jesus está impactando o seu mundo. Mostre a sua personalidade e permita que as pessoas o conheçam por meio do compartilhamento de momentos surpreendentes, emotivos, humorísticos ou até mesmo embaraçosos de sua vida que se aplicam à mensagem.

 

3. Atualizar seus exemplos

Exemplos da Segunda Guerra Mundial são incríveis. Vários livros de imagens e recursos on-line estão cheios deles, porque eles eram incrivelmente poderosos quando as pessoas na plateia tinham vivenciado a guerra. Mas se todas as histórias que você conta hoje vêm de um tempo quando o seu público ainda não tinha nascido, está na hora de obter novos exemplos.

Um evento atual ou um fato da cultura popular pode operar milagres com adolescentes, mostrando-lhes que a Bíblia ainda é culturalmente relevante. Use exemplos que se conectem com o mundo deles. E saiba que as referências de cultura pop de sua própria adolescência não irão fazer o menor sentido.

 

4. Afastar-se do púlpito

Pode ser que haja alguma resistência a este tópico, mas nada parece ser mais entediante para um adolescente do que uma cabeça falando por trás de um púlpito, lendo um monte de anotações. Se você quiser envolver os adolescentes, afaste-se do púlpito. Seja mais animado. Movimente-se um pouco. Faça contato visual. Não basta usar as mãos. Faça gestos com todo o seu corpo.

Nosso cérebro foi criado para prestar atenção ao movimento. É por isso que quando você brinca de esconde-esconde você vai para um determinado local e não se mexe. Da mesma forma, se você está perdido no deserto e vê um helicóptero de resgate, você vai pular e sacudir os braços. Coisas que não se movem são ignoradas, enquanto coisas que se movem chamam a atenção. Isso também vale para pregadores.

 

5. Falar com eles

Se quiser engajar os adolescentes no seu sermão, fale com eles. Se você sabe que há adolescentes entre o seu público, aplique pontos de seu sermão à vida deles também. Não use apenas exemplos de como isso funciona em casamentos ou negócios. Olhe para um local onde há jovens sentados e aplique a mensagem a suas amizades, escola ou relacionamento com os pais.

Se você falar diretamente com os adolescentes, eles o ouvirão. Mostre a eles que seu sermão não é apenas para adultos.

 

6. Usar palavras que eles entendem

Evite palavras difíceis. Se o adolescente médio precisar de um dicionário para entender o seu sermão, isso é um sinal de que você precisa alterar seu vocabulário. Termos acadêmicos e teológicos são úteis se você os definir. No entanto, se não explicar as palavras difíceis, você automaticamente estará alienando qualquer pessoa que não seja tão ilustrada como você.

 

7. Variar seu tom e ritmo

Não… há… nada… mais… chato… do… que… um… pastor… monótono. Não seja esse pastor!

Fale em um ritmo vigoroso, depois reduza ou acelere seu ritmo para dar ênfase ao que diz. Não tenha medo de levantar a voz para demonstrar emoção, fazer efeitos sonoros quando conta uma história ou sussurrar em um momento terno. Mudar a voz, assim como mover o corpo, também capta a atenção dos ouvintes.

 

Conclusão

 

Então aqui fica a sua lição de casa. Olhe para a sua próxima mensagem e se pergunte

– Estou sendo autêntico?

– Estou contando histórias?

– Meus exemplos são antigos?

– Estou me escondendo atrás do púlpito ou de minhas anotações?

– Há um momento em que eu posso falar diretamente com os adolescentes?

– Estou usando alguma palavra que eles podem não entender?

– Estou variando meu tom de voz e ritmo?

 

 

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *