6 Formas Para os Pastores Alcançarem Pessoas Pelo Twitter
05 maio 2017
Este artigo descreve resultados positivos obtidos por um pastor com o uso do Twitter.
Tuitar ou não tuitar… eis a questão. Essa é a pergunta que continua a ser feita por diferentes grupos etários, entidades empresariais, políticos, agências governamentais e comunidades religiosas. A pergunta também está sendo feita dentro do contexto do ministério e da igreja.
Quando se trata de líderes de ministério e de se eles deveriam ou não estar usando o Twitter, ainda existem algumas opiniões dissonantes. Elas vão desde “Absolutamente não, o Twitter e o pássaro no qual ele voa são do diabo” até “Com toda a certeza, pastores devem usar o Twitter”. Eu concordo com o “com toda a certeza”.
Como pastor que usa o Twitter, eu sou obviamente um pouco suspeito, No entanto, eu entendo claramente os benefícios dessa rede social. Há muitos pastores bastante conhecidos que usam o Twitter, incluindo @RickWarren, @CraigGroeschel, @StevenFurtick, e muitos mais. Outros pastores famosos optaram por ficar de fora da esfera do Twitter. Embora o pastor Steven Furtick seja o que poderíamos descrever como um convertido tardio ao Twitter, ele falou em seu blog sobre o impacto positivo que a rede social teve sobre ele no artigo “Como o Twitter está me ajudando”. A verdade é que pastores de todas as origens e denominações e que lideram igrejas de diversos tamanhos estão se engajando no Twitter e observando efeitos positivos.
Aqui estão as 6 razões pelas quais pastores devem tuitar:
1. Relacionamento comunitário com outros pastores
Tuitar permite aos pastores estar a um passo de distância daquilo que seus irmãos pastores de todo o mundo estão pensando e fazendo. Em outras palavras, eles podem se comunicar ativamente, ganhar sabedoria a colher partículas de ideias de pastores espalhados pelo mundo sem ter de ir a uma conferência, dar um telefonema ou gastar dinheiro com passagens aéreas.
2. Relacionamento comunitário com sua congregação
Pastores têm a oportunidade de compartilhar pequenos trechos diários aleatórios de suas vidas com os fiéis de carne e osso, além de possivelmente alcançar novos fiéis digitais. Eu acabei de inventar o termo fiéis digitais. Se por alguma razão ele se torne popular, lembre-se de que o ouviu de mim pela primeira vez. Muitas vezes, as congregações só ficam sabendo pequenas coisas sobre a vida de seu pastor no domingo de manhã, quando eles estão fazendo o seu melhor sermão. O Twitter permite que os membros da congregação saibam quando e em que seu pastor está pensando, o que está lendo, o que Deus está mostrando a ele e o que sua família está fazendo a todo o momento. Ele dá oportunidade para uma proximidade de relação autêntica, que de outra forma não existiria. Ou seja: a comunicação pode realmente ser de duas vias.
3. Cumprir a Grande Comissão
Quando Jesus disse: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho… “todo o mundo” também se aplica ao mundo da Internet, bem como ao do Twitter. Um pastor pode ir a todo o mundo física e digitalmente a cada vez que tuita.
4. Para liberar o poder da oração
Um pastor pode liberar guerreiros de oração de todo o mundo com um simples post no Twitter. Eu sei de um milagre recente de um rapaz que tinha morrido, seu coração não estava batendo por mais de uma hora, e muitos outros detalhes, que são muitos para descrever aqui. Enfim, não parecia que ele iria sobreviver, de acordo com enfermeiras e médicos. Inúmeras pessoas no universo do Twitter estavam orando por um milagre, e isso aconteceu. O rapaz está vivo e bem, contrariando todas as probabilidades. Isso é real, é viral, e funciona!
5. Para alcançar os que estão perdidos
Todos os dias eu me conecto com muitas pessoas no Twitter que estão realmente longe de Deus. Estou sempre recebendo perguntas, palavras de encorajamento e agradecimentos por alcançar pessoas em um mundo perdido e partido. Por exemplo, eu postei o seguinte uma certa manhã: Jesus te ama, Ele te conhece pelo seu nome… Você O conhece? Uma das respostas foi: “@PlanetStark @ScottWilliams Que %$#!@ é Jesus? E por que ele me ama?” (a mensagem foi mais explícita do que os meus sinais %$#!@). Eu tive a oportunidade de ser uma testemunha do Senhor, e respondi assim: RT @PlanetStark: @ScottWilliams Que %$#!@ é Jesus? E por que Ele te ama? O Filho de Deus, é de Sua natureza nos amar! Pastores podem fazer o que são chamados a fazer… alcançar os perdidos!
6. O que Jesus faria
Jesus tuitaria. A mensagem é a mesma, mas os métodos podem mudar!
Será que pastores devem tuitar? Por que sim e porque não? O seu pastor tuita? Compartilhe histórias sobre o impacto causado por pastores que tuitam. Tuitar ou não tuitar… eis a questão!
Scott Williams
Scott Williams serviu como um dos principais líderes e pastores da congregação na LifeChurch.tv. É o Diretor-Chefe de Soluções na Nxt Level Solutions, uma empresa de consultoria que fundou para ajudar empresas, organizações sem fins lucrativos e indivíduos com crescimento interno e externo. Scott é palestrante, estrategista, consultor e capacitador de líderes. É um blogueiro ávido no blog BigIsTheNewSmall.com e aproveita as redes sociais para causar impacto. Scott é apaixonado por desenvolvimento de lideranças, crescimento organizacional e diversidade. É o autor de “Church Diversity – Sunday The Most Segregated Day Of The Week” (ainda não traduzido para o português). É casado, pai de dois filhos e vive em Oklahoma City, no Oklahoma.