5 temas de pregação para casais

5 temas de pregação para casais
18 maio 2017

Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?Assim não são mais dois, mas uma só carne.Mateus 19:4-6

O casamento entre o homem e a mulher representa o casamento entre Jesus Cristo e a Igreja, que acontecerá quando o Salvador vier buscar a sua noiva. É o elo sagrado que unem duas pessoas, para que enfrentem as dificuldades da vida e gozem das bênçãos de Deus juntos.

A família é projeto de Deus para a vida do homem desde o Jardim do Éden. Por isso, Deus disse:

Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Gênesis 2:18

E então criou Eva para ser sua esposa, auxiliadora e companheira.

Entretanto, em meio à instigação ao individualismo pela cultura imposta por nossa sociedade capitalista, que valoriza o “eu”, o “agora”, ensina que as pessoas não devem se sacrificar em nada por ninguém e incentiva a descartabilidade dos relacionamentos e pessoas, somados à perda dos valores da família cristã; os pastores devem incluir nas atividades da Igreja encontros, reuniões e cultos direcionados aos casais.

Na busca pelo fortalecimento da família evangélica e para auxiliar nesta tarefa, trazemos 5 temas de pregação para casais, que não podem deixar de ser tratados:

 

Tema 1: Como ser um bom marido

5 temas de pregação para casais godalive

Este tema deve ter como objetivo mostrar ao homem que para cumprir o seu papel de “cabeça da casa” e sacerdote do lar. Por vezes, precisará abrir mão de suas vontades em prol da esposa.

É por meio deste comportamento que o homem conseguirá ter uma esposa submissa – que o respeite no seu papel de dirigente da casa – pelo seu exemplo, como homem de Deus, justo e que ama a família. Do contrário, só conseguirá a submissão do cônjuge por, unicamente, amor da mulher.

 

Tema 2: O que é ser uma esposa submissa

5 temas de pregação para casais godalive

Em nossa cultura a palavra “submissa” tem uma conotação muito negativa, e afirmar que, conforme a Palavra de Deus, a esposa deve ser submissa, provoca a indignação e calorosas discussões.

O papel do pastor/pastora é instruir as esposas sobre o verdadeiro significado de “ser submissa”, que não consiste em aceitar abusos, mas se colocar sob a proteção de um homem que coloca a sua esposa em primeiro lugar.

Um homem de Deus é ensinado a tratar a esposa como Jesus Cristo tratou a Igreja (a sua noiva), que para salvá-la, santificá-la e purificá-la, apresentando-a diante de si mesmo sem mácula ou manchas, mas de forma santa e idônea, se entregou à morte. (Leia Efésios 5:22-29)

Por isso, não há problema algum para a mulher em ser submissa ao marido. A esposa deve amar o seu esposo como a Igreja ama e respeita a Jesus Cristo e o marido deve amar a sua mulher como o Salvador amou a sua noiva!

 

Tema 3: Fortalecimento da família

5 temas de pregação para casais godalive

Este tema requer muita dedicação dos pastores e da Igreja, pois na atualidade a cultura, e outros fatores, tentam enfraquecer os valores da família. O Senhor criou a família, também para que os seres humanos entendessem melhor o seu amor por toda a Criação.

Desta forma, Deus vem trabalhando desde o Jardim do Éden para que nós entendêssemos o seu plano de restauração e salvação para a humanidade. Entretanto, muitas ciladas do inimigo vêm sendo implantadas na sociedade para destruir as famílias, nos últimos tempos.

A adoção de algumas atitudes podem evitar muitos lares desfeitos. Medidas como: o respeito entre os cônjuges, entre estes e os filhos; o diálogo e a manutenção da comunicação; a sinceridade e o planejamento de programações para toda a família. Isso fortalecerá os laços de amor e respeito não somente entre o casal, mas também entre todos do núcleo familiar.

 

Tema 4: relações sexuais

5 temas de pregação para casais godalive Por muitos anos a discussão sobre sexo era um tabu dentro e fora das Igrejas. Porém, hoje em dia, o assunto já é bastante debatido nos cultos e encontros de casais. E já existem vários livros baseados em referências Bíblicas a respeito.

Até pouco tempo, muitos casamentos acabavam e muitas traições ocorriam por falta de comunicação entre os cônjuges sobre este aspecto da união e, principalmente, por falta de conhecimento.

Pelo fato do sexo ser considerado um pecado grave séculos atrás, pouco ou quase nada se discutia a respeito. As pessoas se casavam sem compreender as necessidades um do outro e até mesmo não conversavam nem se abriam sobre elas, na sua intimidade.

Os pastores devem lançar mão de estratégias para discutir este assunto e realizar a educação dos casais com recursos que evitem o constrangimento, como por exemplo, perguntas anônimas ou o atendimento pessoal.

 

Tema 5: Filhos

5 temas de pregação para casais godalive

Devido ao fato das diversas realidades dos casais relativos aos filhos (por exemplo, crianças, jovens, adultos, adotivos), cabe ao pastor sentir a necessidade da Igreja e se preparar conforme esta para tratar do assunto de filhos com os casais.

É necessária a instrução do casal para que estejam unidos na criação dos filhos. Discussões e “briguinhas” entre o casal na presença das crianças só colaboram para gerar revolta e rancor no coração delas.

Além disso, é preciso que haja o estabelecimento de regras, disciplinas e momentos de lazer para que os filhos sejam criados num ambiente saudável, para a formação da sua personalidade.

 

Conclusão

Os 5 temas de pregação para casais aqui expostos, de forma nenhuma, abarcam os assuntos essenciais para a instrução do casal. Outros como: finanças, saúde, profissão, devem ser tratados pelos eventos de casais promovidos pela Igreja.

A família é sagrada para Deus, é onde as pessoas devem encontrar o apoio, o suporte e o preparo para enfrentar as dificuldades desta vida! Por isso, é tarefa da Igreja usar todos os meios possíveis para educar e orientar os casais, no Senhor, sobre as questões que envolvem o matrimônio, no sentido de proteger e fortalecer a instituição da família.

 

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *