5 Segredos para Crescimento Explosivo da sua Igreja

5 Segredos para Crescimento Explosivo da sua Igreja
10 maio 2017

 

Bill Cornelius, fundador e líder da igreja Church Unlimited compartilha segredos de multiplicação que aprendeu ao longo do caminho.

Atos 1 e 2 nos diz que a igreja primitiva passou de 120 para 3.120 crentes de uma hora para a outra. Mas isso não é tudo. Atos 2:47 nos diz que

“e todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”

O número de cristãos crescia diariamente! Atos 4:4 fala que muitas das pessoas que ouviram a mensagem dos discípulos acreditaram nela, e o número de crentes totalizou cerca de 5.000 homens, sem contar mulheres e crianças.

De quantas pessoas estamos falamos aqui na verdade? Estimativas conservadoras neste ponto colocam o número de crentes em torno de 20.000. No primeiro ano após a morte de Cristo, o número de fiéis cresceu de 120 para 120.000.

O crescimento incrível e em grande escala não apenas é possível, mas também é bíblico. Assim como a igreja de Atos, a sua igreja pode crescer muito – se o crescimento é parte da sua visão e da visão da sua congregação – com estes cinco segredos que eu (Bil Cornelius) e Bill Easum descobrimos em nossa experiência de líderes de igrejas e pessoas.

Nos últimos sete anos, eu conduzi a Agremiação Região de Bay em Corpus Christi, no Texas (www.bayareafellowship.com). Hoje somos 4.000 pessoas e estamos concentradas em uma meta de implantar 10 igrejas por ano durante os próximos 10 anos. Bill Easum tem 35 anos de experiência em ministério pastoral e é agora uma das principais vozes em crescimento de igrejas, prestando consultoria a igrejas de todo o país (www.easumbandy.com).

Eis aqui o que nós aprendemos:

 

Segredo 1:  Tenha uma visão dobrada

5 Segredos para um Crescimento Explosivo Godalive

 

As pessoas desenvolvem os hábitos necessários para criar o futuro que querem. Outra maneira de dizer isso é: você alcança o que espera e o que acredita que vai acontecer. No entanto, a maioria das pessoas não crê nisso. Mas nós aprendemos que grande parte do seu futuro é o que você imagina que ele será. Talvez o que você precise é de uma visão mais ampla do futuro.

Imaginar a sua igreja como sendo duas vezes maior que o seu tamanho atual e viver nessa imagem mental o ajudará a avaliar como você está gastando o seu tempo atualmente e como na verdade deveria gastá-lo. Você logo vai perceber que não pode continuar a fazer algumas das coisas que está fazendo e ainda assim sobreviver. Pergunte-se: o que eu preciso parar de fazer e o que eu tenho de começar a fazer agora mesmo?

 

Segredo 2:  Peça e esteja preparado para receber

5 Segredos para um Crescimento Explosivo Godalive

 

Quando foi a última vez que você desafiou a sua igreja a orar por sua meta de dobrar o número de pessoas que encontram Jesus e O adoram com você todos os domingos? Peça à sua congregação que ore especificamente por pessoas que ela sabe que precisam de Deus. Mas aqui está o problema – você não pode pedir para as pessoas orarem se não estiver orando também.

Uma noite, eu pedi à nossa igreja, para se comprometer a orar 10 horas por mês pelo crescimento da nossa igreja. Aí eu disse aos irmãos que enquanto eles estivessem orando naquele mês, eu me comprometeria a orar 100 horas. Centenas de pessoas se inscreveram para orar. E nossa igreja explodiu em tamanho mais uma vez. Não podemos ignorar o princípio da oração: quando oramos diligentemente, obtemos grandes resultados.

Mas não ore por chuva sem primeiro abrir um guarda-chuva. Muitas vezes nós oramos a Deus para que faça algo, mas será que nós nos preparamos para que aquilo aconteça? Não adianta pedir a Deus para dobrar a presença de pessoas na sua congregação se você não está esperando e se preparando para o afluxo de pessoas.

Constantemente ouvimos pastores dizer que eles precisam de mais voluntários e funcionários, mas não conseguem encontrá-los. Responda a esta pergunta: se 50 pessoas batessem à sua porta e dissessem “eu adoraria trabalhar na pastoral da juventude ou no ministério de crianças”, você estaria preparado para aceitar o envolvimento delas na mesma hora? Ou você teria de dizer “posso te dar um retorno em uma semana?”. Se você não está preparado para a chegada de pessoas, por que está pedindo a Deus para trazê-las para a sua igreja? Pense nestas áreas específicas e avalie se sua congregação está esperando e pronta.

 

Espaço

Você tem bancos suficientes e espaço adequado para acomodar duas vezes o tamanho de sua igreja?

 

Estacionamento

Existem vagas de estacionamento suficientes e tempo, voluntários etc. para orientar os carros na entrada e na saída de sua propriedade antes de o próximo culto começar?

 

Funcionários

Há funcionários voluntários suficientes para dar conta do crescimento?

 

Dinheiro

Você tem dinheiro para dar suporte a novos serviços e pessoal de apoio extra?

 

Aparência das dependências

Quando você entra no seu prédio, ele está à altura da qualidade de um shopping center popular ou de outro espaço do século XXI do ramo de atração de pessoas? Será que a atmosfera das suas instalações transmite a mensagem certa para os convidados que vão lá pela primeira vez? Será que o local diz “Deus está se movendo hoje” ou “Deus se moveu aqui há 50 anos”? Lembre-se de que você não precisa de uma instalação nova ou cara para transmitir uma mensagem relevante, mas precisa aproveitar as instalações que tem.

 

Pregação

Se seus cultos fossem preenchidos com mais não-cristãos do que cristãos, será que a sua pregação teria de mudar? Será que em seus sermões você fala apenas “crentês”? Você explica uma história da Bíblia com tempo ou faz um resumo sobre quem o apóstolo Paulo foi antes de falar sobre ele? A maioria dos pastores prega como se todos os presentes fossem cristãos e tivessem crescido na igreja. Reserve algum tempo para avaliar suas mensagens e a forma como você as transmite. E prepare a sua igreja para que compreenda que você está elaborando seus sermões para as pessoas que ainda não estão lá.

 

Aparência pessoal

Será que a sua aparência transmite mensagens não-verbais de que você é antiquado ou não está muito atualizado? Não mude quem você é, mas seja atualizado. Vista-se de forma conservadora ou de forma rural ou urbana – não importa o estilo –, mas apenas se certifique de que você combina com quem você está tentando alcançar ao mesmo tempo em que permanece fiel a si mesmo.

Segredo 3:  Traga muita gente nova

5 Segredos para um Crescimento Explosivo Godalive

 

Se você quer ter casa cheia, defina uma data e convide toda a comunidade para ir à sua igreja ao mesmo tempo. Uma coisa é ter visitantes de vez em quando, mas nós estamos falando em crescimento em grande escala e em mudar uma cidade inteira. Se Deus o está guiando para fazer algo grande, não convide três ou quatro pessoas; convide milhares!

Gálatas 6:7 nos diz “tudo o que o homem semear, isso também ceifará” – um princípio que já foi testado e que sempre será verdadeiro. Se você convidar cinco pessoas, não espere que alguém apareça. Mas se você convidar 150.000 pessoas, existe uma boa chance de poder encher o templo! Concentre todos os seus esforços em um grande dia.

Quando lançamos a nossa igreja, há sete anos, pensamos grande. Nós estávamos nos reunindo em um pequeno grupo em um apartamento. Em pouco tempo, o espaço ficou pequeno e nós nos mudamos para um pequeno salão. Aquele impulso foi crescendo, e a emoção também. Quando nosso grupo chegou a 25 pessoas, eu disse “Ok pessoal, vamos gastar cada centavo que temos e vamos estourar em um fim de semana. Vamos fazer o nosso lançamento. E vai ser em grande estilo.”

No primeiro domingo, 236 pessoas se uniram a nós e a igreja nasceu. Como já era esperado, na semana seguinte o número de pessoas presentes caiu para 150. Mas na comparação com o tamanho do grupo que lançou a igreja, nós sabíamos que tínhamos sido bem-sucedidos.

Então como convidar muitas pessoas ao mesmo tempo?

 

Boca a boca

A principal maneira de convidar as pessoas é por meio do boca a boca. E a relação custo-benefício do boca a boca é fenomenal: zero. O maior afluxo de pessoas acontece quando seus amigos trazem os amigos deles, que trazem os amigos deles e assim por diante. É por isso que algumas igrejas podem ter mil pessoas a mais em adoração em uma semana, mas ter levado anos para chegar a esse mesmo número pela primeira vez. Quanto mais a igreja cresce, mais importante se torna o boca a boca.

 

Mala-direta

Eu e Bill usamos mala-direta várias vezes e recomendamos que você também o faça. Comparada com outros métodos de comunicação em massa, a mala-direta é uma forma barata e eficaz de contar sua história. As pessoas têm de retirar essa correspondência de suas caixas de correio para jogá-la fora. E por meio segundo elas olham para ela antes de a colocarem no lixo. Mas elas a viram!

O poder real da mala-direta é quando a correspondência é lida na terceira ou na quarta vez. Anuncie na mesma proporção em que você quer crescer. A rapidez com que você quer crescer é proporcional a quantas vezes e com que frequência você deve anunciar. O melhor momento para usar a mala-direta é quando você está anunciando uma série de sermões ou realizando um evento especial.

 

Televisão e canais a cabo

Quanto maior a congregação, mais importante é a publicidade de TV, mesmo que seja apenas para criar e manter a imagem da sua igreja. Eu e Bill usamos a TV frequentemente. Eu descobri que 2% dos visitantes anuais da minha antiga igreja vieram até nós como resultado de anúncios de TV, e 95% deles acabaram ficando.

O que eu estou falando é ter comerciais de 30 segundos passando várias vezes durante um curto período de tempo. Se você tiver uma pessoa experiente (alguém acostumado a comprar mídia ou que trabalhe em TV a cabo) para adquirir e agendar esses espaços de anúncios, você até pode receber alguns de graça. Não tente comprar posicionamentos de anúncios você mesmo. Você não saberia que perguntas fazer.

Preços de comerciais nas TVs a cabo e aberta variam de região para região, por isso é quase impossível dizer o quanto você vai gastar. O que quer que você faça, não espalhe a sua publicidade. Concentre-a em um ou dois dias para que as pessoas vejam tantos comerciais seus que elas vão se perguntar se você comprou a emissora de TV!

 

Website

Um website vai atrair principalmente jovens cristãos que estão à procura de uma igreja. Não-cristãos provavelmente não vão fazer uma busca na Internet e visitar o seu website. No entanto, um bom site vai cumprir o seu papel. Agora é possível para qualquer igreja ter um website profissional a um custo bastante baixo. Você pode comprar o template e perguntar em sua igreja quem sabe um pouco de texto e design de páginas web para gerenciar o site.

 

Rádio

Esse meio não nos ajudou muito. Se você não tiver comerciais durante os horários de pico, não anuncie no rádio. Mas em algumas áreas o rádio pode ser mais eficiente do que a TV, devido à diferença de custos por anúncio. Seu benefício real é a capacidade de atingir um segmento da população que você não alcançaria com a TV. Por exemplo, o rádio não funcionou muito bem para os principais cultos de adoração da igreja Região de Bay, mas foi um sucesso para o ministério de estudantes.

 

Jornal

Nem eu nem Bill confiamos muito em anúncios de jornal, especialmente na página de igrejas. Se você precisar usar jornais, posicione sua propaganda nas colunas de anúncios pessoais, na seção de entretenimento ou nas páginas de esportes.

 

Combinações de mídia

A combinação de múltiplos anúncios em diversos meios de comunicação levará a sua publicidade a um ponto decisivo. Recomendamos que você use uma mistura de boca a boca, mala-direta e televisão a cabo para atingir as pessoas que não vão à igreja.

 

Na nossa igreja, nós colocamos duas malas-diretas em cada boletim de adoração (sempre imprimimos mais material de mala-direta do que precisamos para o número de pessoas para quem vamos mandar as mensagens). No final de cada culto de adoração, eu peço a todos para levantarem suas correspondências. Aí eu peço que orem: Deus, por favor coloque no meu coração o nome de um amigo ou de membro da minha família para quem eu possa dar esta mensagem que está na minha mão esquerda. E então eu peço aos irmãos que escrevam para quem a mensagem será enviada quando Deus lhes der um nome. Em seguida, nós oramos novamente – Deus, por favor me dê um nome de um vizinho ou de um colega de trabalho para quem eu possa dar esta outra mensagem que está na minha mão direita – e mais uma vez eu peço que todos escrevam o segundo nome no papel. Uma oração deliberada como essa ajuda todos os irmãos a compreender que Deus pôs essas pessoas em seus corações. Então eu exorto a todos, em nome de Jesus, que convidem essas pessoas e as tragam à igreja.

Naquela mesma semana, nós enviamos o material de mala-direta para o maior número de casas possível em nossa área, de acordo com o nosso orçamento. Dessa forma, as pessoas receberam o correio e também foram abordadas por amigos que as convidaram a vir à igreja e conferir a nossa adoração. Também fizemos tantos anúncios de TV quantos pudemos pagar. Usar essa estratégia significa que agora as pessoas tinham recebido o correio, sido convidadas para ir à igreja por um amigo e visto a igreja na TV. As chances de elas irem à nossa congregação são grandes, porque para onde quer que elas se virem, elas deparam conosco.

Você acha que não pode pagar por tudo isso?

 

Dê uma olhada no seu orçamento

Quanto dinheiro você está gastando em coisas que nunca resultaram em crescimento? Porque não usar esse dinheiro para causar um alvoroço em torno da sua igreja? Eu tenho visto que a maioria das congregações desperdiça dinheiro em eventos e ministérios que nunca resultam em mais pessoas encontrando Jesus. Por exemplo, se o seu orçamento anual é inferior a R$ 500.000,00, você não precisa pagar alguém para administrar esse dinheiro. Ou será que tem algum pessoal de apoio do qual você poderia abrir mão por um período de tempo?

 

Outra opção: pedir dinheiro emprestado

Sua igreja provavelmente já pediu dinheiro emprestado para que pudesse ser construída em um momento ou outro. A salvação das pessoas não é mais importante do que edifícios?

Ou que tal usar sua poupança? Sabemos que você está guardando para um período difícil, mas sua arca vem boiando recentemente, não vem? Esse dinheiro não estará sendo desperdiçado se for usado para contar sua história para aqueles que precisam ouvi-la.

 

Segredo 4:  Retenha a maior parte dos visitantes

 

5 Segredos para um Crescimento Explosivo Godalive

 

Para reter as pessoas hoje em dia, duas coisas devem acontecer. Em primeiro lugar, elas têm de estabelecer relações significativas. Em segundo lugar, elas precisam crescer espiritualmente. Foi assim que aconteceu com nossa igreja.

Pequenos grupos que se multiplicam. Qualquer pastor de pequenos grupos que nunca fala sobre multiplicação não precisa ser um pastor de pequenos grupos. Reúna tantas pessoas quanto puder em pequenos grupos, mas mantenha seu foco na multiplicação. Muitas igrejas vêm pequenos grupos principalmente como um lugar para os crentes da igreja aprenderem ou compartilharem. Nós não os vemos assim.

Pequenos grupos servem a três propósitos: eles são um campo de treinamento para os futuros líderes da sua igreja, incubadoras de fé para novas pessoas que se juntam à congregação e uma catapulta para o envio de cristãos para o mundo a fim de convidar seus amigos para que descubram o corpo de Cristo.

 

Telefone para todos os visitantes

Uma das descobertas mais incríveis que eu fiz como consultor de igrejas é que o pastor médio de uma congregação que está morrendo raramente telefona pessoalmente para os poucos visitantes que a igreja atrai. Isso me deixa boquiaberto.

Quando eu pastoreava a Igreja de Colonial Hill, em Southaven, no Mississipi, eu ligava pessoalmente para cada visitante até que a igreja atingiu 500 pessoas em adoração. A igreja Região de Bay contava com mais de 1.500 pessoas quando Bill transferiu a responsabilidade de ligar para os visitantes para outra pessoa. Nós dois ligávamos para cada visitante no domingo à tarde. Você deveria fazer o mesmo.

Todos os estudos que encontramos mostram que as pessoas são muito mais propensas a voltar a uma igreja se eles forem contatadas dentro de 48 horas após sua visita. Na igreja de Colonial Hills, os membros levavam um presente para todos os visitantes de primeira vez quando estavam a caminho de casa, voltando da igreja. Em congregações que estão crescendo, é comum que os visitantes de primeira vez recebam três ou quatro contatos da igreja na primeira semana após terem fornecido seus dados para cadastro.

 

Adicione um culto de adoração

Não importa quantos cultos você tem. Se estiver perto de 80% da capacidade de seu templo em qualquer um dos cultos principais, é hora de introduzir outro culto. Três cultos agora? Adicione um quarto! Se sua visão for grande o suficiente, você encontrará uma maneira de fazer isso.

Nós temos visto que nada faz uma igreja crescer tanto como a introdução de um outro culto de adoração que tenha qualidade. Quem diria que a igreja Região de Bay poderia ter 4.000 pessoas em um auditório que tem assentos para apenas 750? A primeira coisa que Bill fez quando a igreja saltou para 90 pessoas foi adicionar outro culto.

O segredo é garantir que você tenha o número de pessoas suficiente em um culto para que ele pareça grande. Normalmente, isso significa cerca de 50% da capacidade da igreja. Se tiver menos que isso, recomendamos que diga à sua congregação “Irmãos, há 50 pessoas aqui hoje, o que significa que vocês precisam sair e trazer outras 25 na próxima semana. Vocês sabem que as conhecem”.

Lembra-se das duas mensagens que incluímos no nosso boletim? Peça às pessoas para pegá-las e escrever um nome e em seguida fazer a oração que ensinamos anteriormente. Elas precisam saber que você leva isso a sério.

 

Segredo 5:  Equipar e motivar as novas pessoas

 

5 Segredos para um Crescimento Explosivo Godalive

 

Prepare uma série de sermões criativos com um alto “sentimento de necessidade”. Quando você coloca a criatividade e um elevado sentimento de necessidade juntos, você terá um crescimento real. No ano passado, eu preguei uma série de sermões intitulada “O Que Deus Tem a Dizer Sobre Sexo?” e nós tivemos um crescimento de 1.000 pessoas.

Faça cultos em dias especiais. Eles ajudam a quebrar barreiras de crescimento rapidamente e ampliam a visão da congregação para o que ela é capaz de fazer quando trabalha junta.

Um alerta: quando sua igreja está começando, todos vão para a casa dos pais nos feriados. Se você não é a igreja perto da casa dos pais, o fim de semana de Carnaval provavelmente será o que vai ter menos frequência. À medida que a nossa igreja cresceu, nós nos tornamos uma congregação de destino (a que fica no local para onde se viaja nos feriados), e os irmãos convidavam seus pais e amigos para participar dos cultos com eles e ver o que Deus estava fazendo.

Os melhores dias para um evento são feriados seculares, como o dia da Independência ou o Dia dos Pais/Mães e feriados como Natal e Páscoa. Dias especiais de março a junho são ideais, porque normalmente essa é uma época de grande crescimento da igreja.

 

Pratique o reconhecimento

Que tal um dia de valorização do professor? Encontre um restaurante local que lhe venda vales pré-pagos de R$ 20 por R$ 10 – diga ao gerente que eles são para professores da comunidade. Em seguida, dê esses vales a todos os professores que aparecerem naquele dia. Que outros dias especiais vão funcionar em sua igreja sem que você tenha de gastar muito dinheiro? Dia dos bombeiros ou policiais? Dia dos vizinho?

 

Não traga convidados especiais

Se tiver de gastar muito dinheiro para trazer um pregador externo, não o traga! Não há nenhuma necessidade de estourar o seu orçamento para trazer um convidado especial. Se mesmo assim você decidir fazer isso, é melhor que seja alguém tão incrível que sua aparição irá cobrir em várias vezes o que você teve de pagar.

Sente-se agora onde você estiver e visualize o que você teria de fazer para dobrar o tamanho da sua igreja. Lembre-se, se for possível, você não precisa de Deus para que isso aconteça. Se parecer impossível, Ele provavelmente está esperando que você peça por Sua ajuda.

 


 

Adaptado com permissão do livro “Go Big: Lead Your Church to Explosive Growth” (ainda sem tradução para o português), publicado pela Abingdon Press, localizada na Oitava Avenida, nº 201, South Nashville, Tennessee, código postal 37201-0801. Website: www.abingdonpress.com.

 

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *