3 Passos Para Pregar Sem Anotações

3 Passos Para Pregar Sem Anotações
25 jul 2017

Quer saber quais são os passos, dicas e truques para pregar sem anotações? Aqui estão 3 Passos Para Pregar Sem Esboço com sucesso:

1. Absorva o Texto

A pregação sem anotações não significa falta de preparação. Na verdade, você precisa se preparar mais para fazê-la efetivamente. Encare o seu estudo como uma esponja. Absorva tanto sobre aquela passagem da escritura que as informações vão vazar de você.

 

Leia também: 5 Passos Simples Para Melhorar a Sua Pregação

 

Leia a passagem lentamente várias vezes. Faça anotações sobre tudo o que observa. Faça perguntas. Encontre respostas. Leia os comentários (somente depois de ter estudado tudo o que podia por conta própria). Quando terminar, você provavelmente terá se tornado um perito no texto.

 

2. Memorize Pensamentos, Não Palavras

Você não é um ator que está recitando versos. Você é um pregador comunicando a verdade. Se esquecer algumas palavras ou uma piada inteligente, ninguém vai perceber, apenas você. Não tem problema. Você terá problemas apenas se esquecer a estrutura.

Memorize essa estrutura. Pense no seu sermão como blocos de pensamento em vez de palavras. Se você souber a ordem dos pensamentos, poderá pregar sem anotações. Isto pode parecer contraditório, mas escreva um manuscrito completo de sua mensagem (ou pelo menos uma estrutura altamente detalhada) para organizar os pensamentos.

Dica: Não escreva como se fosse uma redação. Escreva como se estivesse falando. Você está escrevendo uma conversa, não um documento.

 

Leia também: Você Fica Nervoso Antes de Pregar?

 

Quando terminar o seu manuscrito, em uma folha separada, corte-o para uma única página. Encaixar a sua mensagem em uma página vai obrigá-lo a manter apenas os pensamentos mais importantes. Essa será a sua estrutura.

 

imagem biblia godalive, como pregar sem anotacoes ou rascunhos


Dica:
Usar o mesmo formato de estrutura de tópicos para cada sermão o ajudará a lembrar o seu sermão mais facilmente.

 

3. Ensaie, Ensaie, Ensaie

 

Para pregar bem sem anotações, você tem de saber a sua mensagem muito bem. A etapa final é ensaiá-la em voz alta.

Na noite anterior à pregação, eu leio o meu manuscrito em voz alta algumas vezes. Depois tento ensaiar a mensagem sem olhar para o manuscrito, consultando-o apenas quando me dá um branco sobre o próximo pensamento. Finalmente, eu ensaio minha mensagem inteira sem olhar para as minhas notas uma única vez.

No domingo, eu prego o minha palavra no chuveiro e enquanto estou me dirigindo à igreja. Quando estou no púlpito, já absorvi minha mensagem de tal forma que não posso esperar para transmiti-la à minha congregação.

 

Leia também: 10 Motivos Pelos Quais Pastores Desistem Cedo Demais

 

Eu nunca prego o manuscrito palavra por palavra. Mas sempre me surpreendo pela forma como tudo soa tão natural depois de passar por esse processo, e por como eu consigo pregar o mesmo sermão em vários cultos com apenas pequenas diferenças em cada mensagem.

Eu falo em muito mais detalhes sobre o meu processo de estudo, minha escrita, meus esboços e o ensaio no meu livro. Procure por ele se quiser mais ideias e dicas. A pregação sem anotações pode soar assustadora para você. Também soou para mim no começo. Mas você pode fazer isso!

Não é necessário ter uma memória excepcional. Você só tem de se dedicar. E como tudo o mais, quanto mais você fizer isso, melhor você se tornará. Libertar-se de suas anotações pode ser tudo o que você precisa para que a sua pregação seja ainda melhor.

Tente. Experimente. Veja o que acontece e conte-nos como foi!

share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *