20 Coisas Que Eu Queria Saber Antes De Me Tornar Pastor
18 maio 2017
Vamos deixar a conversa fiada de lado e falar a real aqui. Ser pastor é incrivelmente difícil.
Em muitos casos a igreja é culpada de pintar um quadro apenas das maravilhosas bênçãos de se ser chamado para o Ministério – como se tudo só se tornasse melhor dia após dia.
De alguma forma nós nos esquecemos de falar sobre o sofrimento envolvido nesse chamado. Mas será que nos esquecemos mesmo ou temos medo de as pessoas não ingressarem no Ministério se souberem a verdade?
Eu detesto ser o portador de más notícias, mas há algumas coisas para as quais estamos falhando em preparar os novos pastores.
Eu queria ter sido chamado para sentar e conversar com alguém quando eu tinha 20 anos, e que esse alguém me tivesse dito as coisas a seguir – uma vez que eu passei a última década aprendendo isso da maneira mais difícil:
1. Essa será a coisa mais difícil que você já fez.
É sério, é muito, muito, muito difícil! Imagine a coisa mais difícil que você já fez e multiplique-a por cem. Isso pode lhe dar uma ideia do quão difícil é o Ministério. Se você quer ser pastor porque isso parece ser fácil ou divertido, vá fazer outra coisa.
2. Integridade e amor a Cristo não serão suficientes; você tem de ser capaz de liderar pessoas.
Seu caráter e amor a Cristo são os requisitos para a entrada no Ministério. Ambos são cruciais e mais importantes que tudo. No entanto, não importa o quanto você teme a Deus, se não conseguir liderar pessoas, você terá problemas.
3. As pessoas vão evitá-lo e agir de maneira estranha simplesmente porque você é pastor.
Elas vão agir de uma forma quando você estiver por perto e de outra quando não estiver. Outros o evitarão porque você representa a Deus, e eles se sentem culpados. Esse é o motivo pelo qual muitos pastores temem a pergunta inevitável quando conhecem alguém novo: “Então, o que você faz da vida?”.
4. As pessoas vão esperar que você esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Você receberá ligações e mensagens no meio da noite. Algumas serão urgentes; outras poderão esperar. Você terá de estabelecer limites em sua agenda, porque o trabalho de um pastor nunca acaba.
5. Seu trabalho árduo será recompensado, mas vai destruir sua família.
Pastores que trabalham muito recebem vários elogios… até que suas famílias se desfazem. Aí sentimos pena deles. Em várias ocasiões você terá de escolher entre o seu Ministério e estar perto de sua família.
6. Quando as pessoas deixarem de frequentar a sua igreja, isso vai doer.
Não importa o quão incrível você seja, algumas pessoas vão desaparecer. É inevitável. Isso pode não ter nada a ver com você, mas sempre parecerá ser pessoal.
7. Você terá de lutar contra a vontade de comparar o seu Ministério com outras igrejas.
Você sempre sairá perdendo no jogo de comparação. Se se comparar com uma igreja menor, vai sentir orgulho. Se se comparar com uma igreja maior, sentirá inveja. Ambos são sentimentos pecaminosos.
8. Ataques vindos de dentro de sua igreja serão piores que os vindos de fora.
Você sempre vai esperar ataques do inimigo vindos de fora da igreja. Mas serão os ataques do inimigo do lado de dentro, como a traição de Judas a Jesus, que o machucarão mais.
9. Você não vai ser o discípulo de alguém a menos que procure por isso.
As pessoas que você quer como mentoras estão ocupadas. Ninguém nunca viu meu “grande potencial jovem” e fez de tudo para me ter como discípulo. Todos os mentores que eu já tive na vida fui eu que tive de perseguir.
10. Você terá de lutar contra o pessimismo, a amargura e até mesmo a depressão.
Você terá épocas de dúvida na provisão de Deus, ressentimento para com pessoas em sua igreja e até mesmo depressão. Um dos piores anos da minha vida foi resultado de uma má experiência de Ministério.
11. Seu sucesso aos olhos dos outros será medido pelo número de pessoas que conseguir atrair.
Quem me dera que isso não fosse verdade, mas é. Se o seu Ministério crescer, as pessoas o elogiarão. Se encolher, elas vão culpá-lo. Goste você ou não, é assim que as pessoas pensam.
12. Você nunca será bom o suficiente.
Não importa o que você faça, algumas pessoas não vão gostar de você. Você nunca será bom o suficiente para agradar a todos. Muitas vezes também se sentirá inadequado e despreparado. É preciso deixar que isso o leve a uma maior dependência de Jesus. Você não é o salvador que todos precisam. Ele é.
13. Sua família será profundamente afetada, de uma forma boa ou ruim.
Goste você ou não, seu Ministério vai afetar sua família profundamente. Algumas famílias se unem no Ministério e se aproximam mais do Senhor; outras se afastam. O Ministério tornará sua família melhor ou mais amarga. Lute contra a amargura.
14. Sem um diploma de seminário, você será considerado menos qualificado.
Quem me dera ter ido para o seminário mais cedo em meu Ministério. Não apenas por causa da percepção dos outros, mas também porque a educação foi inestimável para mim. Você pode argumentar se precisa do seminário ou não, mas sem um diploma você será julgado. E o fato de não receber a educação adequada pode restringir o seu Ministério.
15. Dinheiro será um problema.
Você terá problemas financeiros – especialmente no início. A maioria dos pastores não recebe a remuneração necessária. É preciso estar preparado para isso. Será que você ficará bem se não puder comprar roupas novas, uma bela casa ou as coisas que gostaria para a sua esposa e filhos?
16. Você provavelmente terá de se mudar muitas vezes.
A permanência média de um pastor em uma igreja varia de acordo com seu papel. No entanto, a maioria dos pastores que eu conheço, inclusive eu mesmo, já morou em várias cidades ao longo de sua vida, trabalhando para várias igrejas. O pastor que trabalha em apenas uma igreja durante toda a sua vida é admirável e raro.
17. Quando tiver de deixar uma igreja, você também deixará muitos amigos.
Tanto se optar por sair quanto se a decisão for tomada por outros, você perderá mais do que um emprego; perderá uma família da igreja. Sempre existe um sentimento doloroso de perda quando se deixa um Ministério. Sua esposa e filhos também sentirão.
18. O bem-estar espiritual é real, e o inimigo vai atacar você e sua família como você nunca imaginou.
Todos os pastores podem contar histórias de coisas malucas que aconteceram nos piores momentos. Se Satanás não puder desviá-lo, irá atrás da sua família. Minha família sempre é atacada antes de Deus fazer algo grandioso em minha vida. Ore com frequência, e peça a outros que orem por sua família também.
19. Você será desencorajado e pensará em desistir várias vezes.
Mesmo se as coisas correrem bem no domingo, o inimigo usará um comentário negativo para derrubá-lo se ele puder.
20. Tudo valerá a pena!
Não há nada melhor do que a recompensa de uma vida de entrega fiel a Cristo. Você vai sofrer. Não será fácil, mas valerá a pena. Aceitar o chamado de Deus para o Ministério foi uma das melhores decisões que já eu tomei.
Conclusão
Você terá um lugar na primeira fila para ver vidas se transformando, casamentos sendo curados e filhos pródigos retornando. O impacto que você causará será maior que sua vida. Gerações de famílias vão mudar porque você foi fiel e não desistiu.
Se este artigo soa muito negativo, também existem muitas razões pelas quais que eu sou grato por ser pastor. Se o chatear, essa é a intenção. Infelizmente, essa é a realidade que a maioria dos pastores enfrenta todos os dias.
Você se identificou? O que gostaria que alguém lhe tivesse dito antes de se tornar pastor?